Sempre achei a Índia interessante. Mas achava que não estava preparada. Este ano, no entanto, depois de já ter me aventurado um tanto por aí, me enchi de razão e disse a mim mesma que era a hora. Conversei com um mooonte de gente que já foi, li um mooonte de blogs, artigos, me cerquei de cuidados… E cheguei a conclusão de que… ainda não estou preparada, hehe. Na verdade acho que ninguém está, até chegar lá. Mas é assim que é.
Foi um baita tapa na cara logo na largada, ainda em casa, lendo matérias horripilantes sobre a Índia. Comecei pelo pior: vai encarar?
Depois da “página 2”, numa série de bate papos ótimos, vi que era totalmente viável. Mas que choca, isso choca. Aliás, já me preveniram para o fato de que a relação com a Índia é de amor e ódio, amor e ódio, amor e ódio. Faz parte. Mas é inegável que é interessantíssima, mesmo antes de chegar lá!
Sigo meu longo caminho com a ideia de um país grande. 1/3 do território brasileiro, e a 2a maior população do mundo: 1,2 bi! São 21 idiomas, 7 religiões e um PIB per capita de U$1.500 (o nosso, pasmem, é de US$11.300!!). Sim, é o 10o maior PIB do mundo mas é tanta gente… A parte triste é que 42% vivem abaixo da linha da pobreza, METADE das crianças tem peso inferior à media mundial e 50% da população não têm… privada em casa. Como faz? Ao ar livre mesmo. Pois é, ninguém disse que ia ser fácil, muito pelo contrário.
Menos de 10% da população tem carro. Por essas e outras, o sistema de trens indiano é o mais utilizado do planeta. Só que morre 1 pessoa a cada meia hora num trem por lá…
Não sei se é exatamente assim, mas li que a Índia é um dos países com mais tolerância religiosa, o que fez muito sentido pra mim e despertou minha admiração. O Hinduísmo, que representa em torno de 80% da população hoje, conviveu nos últimos 2.500 anos com o Islã, Budismo, Jainismo, Cristianismo, Sikhismo, Zoroastrismo e por aí vai! Sim, gente, porque a historia da Índia tem pra lá de 4.000 anos… Que deram origem às cidades mais antigas do mundo… Ao sistema educacional mais antigo do mundo…
Mas toda aquela ponta sul do “triangulo” da Índia é mar. são aproximadamente 5.500 km de litoral (sem contar as ilhas), fora a baita cordilheira do Himalaia que “fecha” o território pelo nordeste. Ou seja, só sobra o noroeste como porta de entrada por terra, mas não sem antes enfrentar o deserto do Thar que fecha essa outra ponta. Ali naquele pedaço tranquiiiilo do Paquistão, Afeganistão e tal. Pois é, sabe as aulas de historia do colégio? Companhia da Índias Orientais, rota das seda, especiarias… Era por ali que se entrava. As Índias! Gente, se não fosse por ela Colombo e Cabral não tinham batido por essas bandas!
Mas são muitas as curiosidades…
– a taxa de alfabetização é de 64%
– são mais de 1.600 dialetos
– os aeroportos de Nova Delhi e Mumbai são responsáveis por mais da metade do trafego aéreo do sul da Ásia
– a Índia decretou a “intocabilidade” ilegal em 1947
– metade das mulheres indianas se casa antes dos 18 anos
– a Índia tem, claro, a maior população vegetariana do planeta =31%
– Bollywood é a maior industria cinematográfica do mundo!
Expectativa? Expect the unexpected, é o que diz o lonely planet. Pra mim é isso mesmo: ser surpreendida, inclusive comigo mesma. Toda viagem tem muito a ensinar. Mas a expectativa aqui talvez seja a de que, dessa vez, essa transformação atinja níveis mais profundos… Vamos ver! Super curiosa.
Falta só mais um voo!