Dicas e roteiros

Paola escrito em árabe
Paola 🙂

Dicas para viagens são muito particulares porque vem imbuídas dos valores de cada um.  Eu, por exemplo, gosto de viajar barato porque acredito que as experiências fora da bolha são infinitamente mais ricas e, também, para poder viajar mais.  Mas, salvo exceções muito particulares, gosto de ter meu quarto e banheiro privativos e curto um charminho.  Adooooro planejar viagens porque já me sinto viajando e chego mais bem preparada no meu destino. Por isso, contrato agências apenas em casos (raros) cujo risco de não contratar me parece alto.

Em cada destino vocês encontrarão informações sobre quais foram as minhas escolhas de roteiro, hotéis, restaurantes e etc. Mas seguem algumas dicas que se aplicam a todas as viagens:

Informe-se

Essa é a dica mais importante, na minha modesta opinião.  Além de se informar sobre a melhor época do ano para conhecer cada destino, leia sobre o que há de interessante para se fazer para planejar o roteiro (tenho usado mais blogs do que qualquer outra coisa!), sobre a região mais interessante para se hospedar e converse com pessoas que já foram porque elas, muitas vezes, dão dicas preciosas que você não encontra em nenhum guia.

Compra de passagem

Eu costumo começar por ela e sempre prefiro ir direto nos sites das cias aéreas para evitar taxas adicionais e facilitar eventuais remarcações. Os sites de venda de passagem funcionam mais para dar as dicas das promoções 🙂 E pra aqueles casos em que não conhecemos o nome das companhias aéreas locais (pra ir direto no site delas), eu uso o Expedia. Em 20 anos nunca me deixou na mão e quando precisei de assistência o atendimento foi ótimo.

Hotéis

Minha experiência com o Booking.com tem sido muito boa. Mas nem olho os hotéis tops pra não ficar com água na boca.  Peço para filtrar aqueles com avaliações maiores do que 8, com banheiro privativo, hehe, e ordeno do menor preço para o maior.  A localização também é algo importante a ser observado e pode fazer uma diferença grande na viagem.  Geralmente as regiões com maior concentração de hotéis são melhores. É só clicar no mapa do Booking que ele te mostra onde é.

Agora… se o Booking te disser que todos os hotéis estão lotados, não desanime.  Entre no site daqueles que você gostou e ligue ou mande e-mail, porque muitas vezes ainda há vagas mas eles não disponibilizam ao Booking…

Restaurantes

Pra restaurante eu gosto de usar o Tripadvisor.  Mas também não precisa se prender aos top 5 das listas porque eles variam bastante. E leia as avaliações para entender o que faz sentido pra você porque tem gosto pra tudo…

Internet

Internet pra que, gente? A não ser que você seja medico ou tenha alguma questão familiar realmente relevante que precise te manter conectado 24/7, o wi-fi dos hotéis e restaurantes da conta peeeerfeitamente.  Pra se localizar aposte no Maps.me.  Ele funciona offline e te navega direitinho pra onde for.  Só precisa instalar e baixar o(s) mapa(s) locais antes de viajar.

Carro

Ja aluguei varias vezes, nos lugares mais variados.  Mas pesquise porque os preços para um mesmo lugar, mesma data e mesmo modelo de carro podem variar bastante! Também gosto do Expedia pra carros, mas tive boas experiências com o Rentalcars. E caso você tenha algum programa de milhagem como o Smiles, por exemplo, cheque se não vale a pena alugar pela página do programa para ganhar milhas 😉

Tem alguma dúvida ou pergunta especifica? Me escreva que vou adorar ajudar de alguma forma: paola@dolemeaonepal.com